sexta-feira, 24 de abril de 2015

VALORES: Solidariedade, Amizade, Paz e Respeito. Retorno dos Indígenas Guarani à EBM Fernando B. Viegas de Amorim na campanha de solidariedade e interculturalidade.


 
VALORES MORAIS

Solidariedade, Amizade ,  Respeito...

 
VALORES, que diz respeito as trocas afetivas que o sujeito realiza com o meio exterior, segundo Piaget “os valores surgem da projeção de sentimentos positivos do sujeito sobre o mundo e sobre si mesmo”.


 


 
VALORES MORAIS      “EU E O MEU MUNDO”


VALORES MORAIS : RESPEITO,...


 

  É  HORA DE SABER SOBRE BULLYING

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 PESQUISAS REALIZADAS COM A FAMÍLIA !

 


   -Como eram as escolas dos meus avós e dos meus pais?...

 


 GENTILEZA  GERA GENTILEZA


 

VIVA AS DIFERENÇAS - NESTAS  ATIVIDADES  O “ARCO-ÍRIS” FOI O SÍMBOLO PARA COMPARAR AS DIFERENÇAS .

 
 
 
 
 
 
 


Sou diferente! O que é que tem!

 Queremos saber mais!

Para finalizar as atividades com o tema “VALORES   MORAIS”

OS ALUNOS JUNTOS COM SUAS FAMILIAS DOARAM ALIMENTOS E ROUPAS PARA A ALDEIA INDIGENA “ALDEIA MBYÁ-GUARANI”


PROJETO    MÃO AMIGA 

 
 

SOLIDARIEDADE

Hoje dia 22- 04 -2015, foi mais um dia  especial na escola Viegas. Recebemos novamente a visita dos indígenas da  Aldeia Mbyá-Guarani, situada em Major Gercino. O retorno se deu pela crescente curiosidade de muitos alunos para conhecerem mais sobre a cultura indígena. Para isso, a escola preparou uma tarefa muito especial de retribuição ao trabalho deles dentro da escola. Foi feita uma campanha de doação de roupas e alimentos em parceria com o projeto ”MÃO AMIGA” da professora Goreti Amorim e Carmem, da EBM Fernando B. Viegas de Amorim.
A visita foi toda planejada dia hora marcado com a aldeia e com os professores das turmas que iriam visitar  o espaço. As turmas  receberam convites das ( professoras volantes) para que tudo desse certo e os visitantes indígenas fossem bem acolhidos .
Cada turma teria um tempo determinado para fazer perguntas e  ver  artesanatos. 

E o dia chegou as professoras na hora estavam lá com  alunos as apresentações foram feitas em guarani e os alunos repetiam  e assim se tornou um encontro riquíssimo de sabres. Este encontro de cultura    fez os nossos alunos  trocarem  informações e também fazerem comparações  de  situações do cotidiano .

A curiosidades dos alunos e professores foram muitas como: eram as aulas , o que comiam, se ainda caçavam, como faziam quando ficavam doente ...quais remédios usavam na aldeia ... Se tinha hospital para eles...mas todos os questionamentos dos alunos e professores foram respondidos  por eles com carinho e um tom de voz passiva e respeito com as curiosidades de todos.

Tive  momentos durante os questionamentos que me fez pensar, quando eles falaram que  como vivem dentro do  nosso contexto 50% de sua culturas já estão conectadas com as nossas, pois como estão inseridos no mesmos contextos e sofrem com as modificações dos ambiente acabam se  adaptado  com as nossa forma de vida como ter carro, comprar em supermercado alguns alimentos,casas de alvenarias...

A  outro momento interessante quando o professor Marcelo, indígena, falou que seu filho não conseguia morar em casa de alvenaria ele teve que voltar a morar em casa de pau a pique (bambu e barro) e que ainda é costume indígena eles tem sua casa de alvenaria mas também e de pau a pique.
Há, os artesanatos os alunos  e os professores compraram , pena que foi pouco os pedidos continuam ....

“Só tenho a agradecer a todos que participaram para que este momento acontecesse, pois é assim que acredito que podemos agregar valores  na troca de saberes que não podem ser esquecidos no tempo. “(professora Goreti Amorim)
 

 

 
VALORES

Solidariedade, Amizade , Paz, Respeito

 
Os valores humanos são fundamentos morais  da consciência humana. Muitos desses valores se perdem no tempo todos os dias o que  vemos no  nosso dia -a- dia  é as pessoas em estado de  negação destes valores devemos inserir nossas crianças na busca deste bem perdido pois é um  suporte de inspiração para o formação de pessoas  integra que pense no bem comum.  

Perante tantas injustiças   do mundo atual, detectamos a necessidade de formar cidadãos capazes de conviver harmoniosamente com os demais em sociedade, viver com dignidade e responsabilidade, respeitando as diferenças, pois temos que formar pessoas  com consciência  das realidades sociais  que vivem para garantir a construção de um mundo de pessoas formadoras de valores morais que agregue: solidariedade, paz, respeito ...um mundo com esperanças ...para nossas crianças.

 

                          Professoras Volantes :  GORETI AMORIM  /CARMEN

 

BIGUAÇU,2015

 

Todas as atividades aqui colocadas foram desenvolvidas respeitando a especificidade de cada turma.

Outras não se apresentam neste anexo

Nenhum comentário:

Postar um comentário